sábado, 1 de setembro de 2007

ROTINAS DE RECURSOS HUMANOS

Departamento de pessoal

Considerando que cada organização é movida pela soma do esforço de seus empregados e que os recursos mais importantes sejam as pessoas, assim, a organização e a gestão de pessoal ocupam uma posição chave no desempenho das atividades.


Plano de Cargos e Salários

Para que os equilíbrios interno e externo sejam mantidos é necessário o desenvolvimento criterioso de um Plano de Cargos e Salários.


Registro de empregados

Os funcionários devem ser registrados. A Ficha de Registro de Empregados e a Carteira de Trabalho devem ser devidamente preenchidas e assinadas pelo responsável do Departamento de Pessoal.


Controle de ponto

O empregado deve assinar livro de ponto ou registrar entrada e saída em relógio de ponto, bem como na saída e entrada para almoço.


Hora suplementar

Concessão de hora extra somente para os casos de necessidades da instituição e não deve ser continuada, sob pena de incorporação ao salário.


Empregado que mora no trabalho

O empregado que mora no imóvel do empregador, se faz necessário à celebração de contrato de comodato.


Pagamento de Côngruas

As Côngruas serão pagas somente aos religiosos(as). Nos casos de prestação de serviços profissionais, mesmo que prestados por religioso(a), como professores, deverão ser pagos salários e mantidos os registros empregatícios correspondentes.


Prestação de serviço voluntário

Qualquer pessoa pode prestar serviço voluntário à instituição sem fins lucrativos, porém deve assinar o Termo de Prestação de Serviço Voluntário.

ROTINAS DE ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Escritório de contabilidade

A contabilidade deve ser feita por escritório de contabilidade qualificado para tal fim, mediante contrato cuidadosamente formalizado, com cláusulas que assegurem a fidedignidade dos registros e o fiel cumprimento das normas contábeis.

Controle dos bens

A instituição deve manter o controle de seus bens e de sua movimentação financeira. Para tanto, será necessário contar com uma contabilidade confiável e eficiente.


Escrituração contábil

A escrituração contábil deve obedecer aos princípios fundamentais da contabilidade.


Software

É aconselhável que seja contratada, com cláusula de atualização, a aquisição e manutenção dos programas de informática necessários ao bom desempenho das atividades desenvolvidas.

O contrato

O contrato celebrado com o escritório de contabilidade deve conter as clausulas, dentre outras, que garantam toda a escrituração, todas as emissões das guias de recolhimentos sociais, assinatura dos balancetes mensais, anuais e de encerramento de balanço.


Contador empregado

A instituição pode decidir por manter no seu quadro de pessoal, profissionais habilitados junto ao Conselho de Contabilidade para fazer a contabilidade, dispensando assim a contratação de escritório.


Movimentação financeira

Toda e qualquer movimentação financeira deve ser feita pelo tesoureiro, inclusive os recolhimentos sociais. A responsabilidade da emissão das guias de recolhimentos sociais é do contador e a do recolhimento é do tesoureiro; não é aconselhável que uma mesma pessoa exerça essas duas funções.


Relatórios contábeis

Todos os relatórios da contabilidade devem ser conferidos e assinados pelo contador. O contador deve encaminhar mensalmente ao administrador o balancete com a conciliação bancária, para conferência e assinatura.
Prazo de entrega dos documentos - deve ser fixada data de entrega da documentação ao contador, para escrituração e também fixar data de entrega do balancete com a conciliação bancária ao Administrador, para as devidas conferências.


Validade fiscal dos documentos

Os documentos terão de ter validade fiscal, exemplo: Nota Fiscal, quando de instituição comercial ou industrial; recibo, quando de pessoa física ou instituição sem fins lucrativos.
Responsabilidade pela guarda dos documentos - os documentos devem ser guardados com o Contador, Caso a contabilidade seja descentralizada, cada FILIAL deve se responsabilizar pela sua escrita. Os recolhimentos federais devem ser efetuados com o CNPJ da EMPRESA e os documentos devem ser guardados de maneira centralizada, para atender a uma possível fiscalização.


Controle de remessa de documentos

Devem manter um livro protocolo para entrega dos documentos contábeis ao Contador, no caso em que a contabilidade seja feita por empregados.

Controle do patrimônio

A instituição deve manter atualizado o controle do patrimônio. Deve manter o cadastramento dos bens patrimoniais, para evitar surpresas desagradáveis como o desaparecimento de algum bem. No que se refere ao patrimônio imobilizado, é aconselhável que se solicite, de tempo em tempo, a Certidão de Ônus Reais junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para se ter certeza da situação do imóvel.A instituição deve providenciar a averbação das edificações nos órgãos competentes.

Controle de caixa

O controle de caixa deve ser diário. O tesoureiro deve lançar, diariamente, toda a movimentação do dia no livro caixa e emitir uma cópia anexando-a aos documentos para entregar à contabilidade ou ao administrador. O Administrador ou o Contador deve verificar, diariamente, se o saldo anterior do dia está igual ao saldo do dia anterior. Aconselha-se que seja feito o balanço do caixa todo último dia útil do mês e em alguns dias incertos.


Movimentação bancária:


Controle bancário - o Contador deve apresentar ao Administrador, mensalmente, juntamente com o balancete mensal, os extratos bancários das contas de aplicações financeiras e das contas correntes devidamente conciliados, para conferência.
Aplicações financeiras - as aplicações financeiras devem ser feitas em bancos de primeira linha e não é aconselhável manter todo o recurso da instituição num mesmo banco. As aplicações financeiras devem ser feitas em aplicações seguras, evitando essas aplicações de risco, como as de mercado de ações.
Emissão de cheques - os cheques devem ser emitidos sempre nominal e com cópia, para a contabilidade.
Assinatura de cheques - as movimentações das contas correntes devem ser por duas pessoas.
Procurações - as procurações para movimentação bancária, ou mesmo para outros fins, devem ser com destinação específica, com poderes para assinar, em conjunto. Sempre determinar vencimento da procuração e não dar poderes para substabelecimento.
Acompanhamento das contas bancárias - faz-se necessário, periodicamente, levantar junto aos bancos da praça todas as contas bancárias em nome da instituição.

BEM- VINDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sejam todos bem-vindos!!!!

Quem sou eu

Sou professora do Sylvia Mello E Cassiano